sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Led Zeppelin lança novo 'The song remains the same'

O filme "The song remains the same", do Led Zeppelin, volta ao mercado em novembro com 40 minutos de cenas inéditas, remasterizado e também nos novos formatos de alta definição HD DVD e Blu-Ray com som em 5.1. A trilha sonora, remasterizada pela primeira vez, com adição das canções "Over the hills and far away", "Misty mountain hop," "The ocean", "Black dog," "Since I've been loving you" e "Heartbreaker". Também sai uma coletânea dupla chamada de "Mothership" com uma seleção escolhida pela banda. No DVD estarão todas as 14 músicas tocadas nos três shows do Madison Square Garden, Nova York (julho de 73), com a inclusão de "Over the hills and far away," "Celebration day," "Misty mountain hop" e"The ocean," mais uma entrevista para a BBC em 1976 com Robert Plant e Jimmy Page e notícias de TV do roubo no Drake Hotel, de Nova York.

O roubo de pouco mais de US$ 200 mil aconteceu em julho de 1973, na reta final da turnê. A banda já estava no bagaço de tanto sexo e drogas, daí o rock'n'roll não tinha o mesmo brilho (sem trocadilho) do começo da turnê, que tinha vindo da Europa. Mesmo ficando cinco dias sem dormir, Page segurava a onda de tocar três horas, tempo de duração do show na época, com direito a 20 minutos de "Moby Dick", 25 minutos de "Dazed and confused", 23 minutos de "Whole lotta love", etc. etc.

No livro "Hammer of the gods", o autor Stephen Davis conta que a banda levava tanto dinheiro vivo para pagar por hotéis, despesas extras como drogas e alguma guitarra que Page quisesse comprar e o aluguel do avião, um Boeing 720B com o nome da banda escrito do lado, batizado de Starship. Era um luxo total: 40 poltronas de primeira classe, bar, telas de vídeo, quartos com lareiras falsas e banheiros privativos. Nele viajavam a banda, equipe técnica e jornalistas convidados, incluindo o autor do livro. Com o Boeing à disposição, eles podiam se hospedar numa cidade grande, viajar para fazer shows em cidades menores próximas e voltar na mesma noite.

O Led não tinha uma boa imprensa na época. Os shows lotavam, com 49 mil dia cinco de maio no Braves Stadium de Atlanta, 56 mil no dia seguinte em Tampa Flórida, mas a crítica os tratava mal. Quando se sugeriu uma entrevista para falar do roubo, o baterista John Bonham foi contra: "A gente vai perder de qualquer jeito. Se dissermos que nos importamos, vão dizer que a gente só pensa em dinheiro, se dissermos que não nos importamos, vão dizer que estamos tão ricos que não faz diferença". O empresário Peter Grant, um cara irascível de 1m90 e 150 quilos, acabou falando à imprensa como aparece no filme. A banda soube da notícia nos bastidores do Madison Square Garden, quando deixaram o palco enquanto Bonham demolia a bateria no solo de ''Moby Dick''. Estavam tão cansados que não deram a mínima.

Durante a turnê, embarcaram no festival de excessos característico do rock na época. Em Nova Orleans ficaram no Royal Orleans Hotel e foram farrear nos bares gays do bairro francês. Stephen Davis conta no livro que John Paul Jones arrastou uma drag queen para o hotel pensando que fosse mulher. Quando a manhã se aproximava, Grant, preocupado, ligou para o hotel e soube que tinha havido um incêndio no quarto. Os bombeiros arrombaram a porta e os dois estavam desmaiados e bêbados, um cigarro aceso tinha incendiado um tapete. Estavam em roupas de baixo, a drag queen de pau pra fora. Jones jurou que nada tinha acontecido, mas foi zoado o resto da turnê.

A banda adorava o som de televisores batendo no chão e explodindo, daí o arremesso de Tvs era um dos 'esportes' favoritos nos hotéis. Uma vez no Edgewater Inn, em Seattle, eles acabaram com todas as TVs dos quartos e, quando Peter Grant foi pagar o prejuízo no check out, o gerente disse que sempre quis jogar uma televisão pela janela. Grant não hesitou: "não seja por isso, quebre uma por nossa conta''.

Em Los Angeles, tomavam um andar inteiro do Hyatt West Hotel, apelidado de Riot House porque as bandas de rock sempre se hospedavam ali e aprontavam todas. A groupie, Lori Maddox, a favorita de Page, tinha apenas 15 anos e ficava trancada com ele no quarto por dias, sempre com guarda-costas na porta, porque havia muitas ameaças de morte contra ele. Quebravam a mobília dos quartos e jogavam os pedaços pela janela. Uma vez cismaram de beber e jogar os copos vazios num Lincoln conversível estacionado embaixo. Quando o dono reclamou, pegaram uma mesa de madeira bem pesada e jogaram em cima da dianteira do carro, causando dano considerável.

Em Paris hospedaram-se no famoso Hotel Georges V onde Peter Grant pediu ao contratante local, Benoir Gaultier, seis mulheres lindíssimas para uma festinha íntima. Benoir conseguiu as meninas com Madame Claude, então a cafetina mais chique da cidade, e a farra foi até de manhã. Na noite seguinte, pediram duas mulheres para fazer sexo entre elas do modo "mais realista possível". Colocaram luzes sobre a cama e sentaram em volta no escuro apreciando o espetáculo. Na cidade francesa de Nantes, Peter Grant achou uma bosta o bufê servido à banda e demoliu os três camarins a porretadas. Quando voltou ao hotel, que considerou um mafuá, e não achou leite para tomar com chá, pegou mangueira de incêndio e inundou dois andares, arrancou as portas, destruiu a mobília e entupiu a privada.

Bonham, sóbrio, era um amor de pessoa, mas bêbado era apelidado de A Besta. Suas façanhas incluíram quase estuprar uma aeromoça do Starship: agarrou a moça, disse que ia comê-la por trás, arrancou-lhe a roupa e foi contido antes de consumar o ato. Arrumava brigas toda hora partindo para cima de quem quer que cismasse e os demais da banda às vezes escapavam para fazer alguma coisa sem avisá-lo, com medo de suas aprontações. Além do álcool, consumia-se cocaína e heroína em doses industriais. Nada disso, obviamente, está no filme. It's only rock'n'roll!!!!!


Led Zeppelin - The Song Remains The Same

Publicado originalmente no jornal O Globo na coluna Jam Sessions (Jamari França) 22/07/07.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial