segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Stuart Sutcliffe

Batizado como Stuart Fergusson Victor Sutcliffe, nasceu na Escócia, na cidade de Edimburgo. Cresceu na pequena cidade de Huyton, próxima a Liverpool, Inglaterra.

Stuart Sutcliffe foi o primeiro baixista dos Beatles. Sua entrada nos Beatles deu-se pela amizade que tinha com o líder do grupo, John Lennon. Stu e John se conheceram na escola de arte chamada Liverpool College of Art. Stu era um jovem interessado em pintura e, ao ganhar um dinheiro com a venda de algumas de suas obras, foi convencido por John a comprar um contrabaixo elétrico e entrar para os Beatles. Seu estilo musical era limitado e, sendo algo que o incomodava, era comum vê-lo tocando de costas para o público.

Quando os Beatles fizeram uma pequena turnê à cidade de Hamburgo, na Alemanha, eles não eram famosos, e foi lá que Stu acabou conhecendo Astrid Kirchherr. Astrid tornou-se sua namorada e foi ela quem deu a idéia do estilo de cabelo dos Beatles (franjas penteadas para frente). Pouco tempo depois, Stu Sutcliffe deixou a banda para ficar com a namorada em Hamburgo e dedicar-se completamente à pintura (sua verdadeira paixão). Alguns meses depois, ele morreu de hemorragia cerebral aos 21 anos de idade. Pauline Sutcliffe sempre disse que a morte de Stu estava ligada a uma briga que John e Stu tiveram. Segundo ela, os dois haviam brigado em Hamburgo e John teria chutado a cabeça de Stu, causando-lhe lesões que o teriam levado à morte (teoria publicada no livro de Albert Goldman: "The lives of John Lennon"). Porém, quando indagada sobre o fato, Astrid Kirchherr (namorada de Stu em Hamburgo) negou a ocorrência deste incidente.

Como artista, Stu mostrava em suas obras influências britânicas e européias de artistas abstratos misturada com influência do movimento abstrato expressionista americano. Hoje algumas de suas obras encontram-se em galerias de Liverpool, Inglaterra.

Em 1994, foi lançado o filme Backbeat, cujo foco é sobre o tempo de Stuart Sutcliffe com os Beatles em Hamburgo, sua amizade com John Lennon e seu relacionamento com Astrid Kirchherr. Stephen Dorff faz o papel de Stu no filme cuja trilha sonora tem músicas dos Beatles, mas interpretadas por outros músicos ("covers").

BACKBEAT - Original Sountrack(Virgin Records 1994)
01. Money (Dulli lead vocals)
02. Long Tall Sally (Dave Pirner lead vocals)
03. Bad Boy Greg (Dulli lead vocals)
04. Twist And Shout (Dulli lead vocals)
05. Please Mr. Postman (Dulli lead vocals)
06. C'mon Everybody (Dave Pirner lead vocals)
07. Rock 'N' Roll Music (Dulli lead vocals)
08. Slow Down (Dulli lead vocals)
09. Roadrunner (Mike Mills lead vocal)
10. Carol (Dulli lead vocals)
11. Good Golly Miss Molly (Dulli lead vocals)
12. 20 Flight Rock (Dave Pirner lead vocals)

Download CD

Vídeo Homenagem

The Beatles - Ain't She Sweet

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial