segunda-feira, 9 de junho de 2008

Glam Rock - Gary Glitter (Repost)

Glam rock, Nascido na Inglaterra do início dos anos 70, a Glam Rock pode ser entendido como uma reação à seriedade do Rock Progressivo e da contracultura, mas também como a extensão desses movimentos. O estilo das bandas de Glam pode ser definido como uma combinação da “elegância” ultra colorida dos hippies com a dureza do mods. Da mesma forma, a sonoridade do Glam Rock varia entre o "flower power" ao som seco que influenciaria o punk rock – principalmente o New York Dolls.

O Glam foi marcado pelos trajes e performances com muitos cílios postiços, purpurinas, saltos altos, batons, lantejoulas, paetês e trajes elétricos dos cantores. Eram os tempos da androginia e do glamour e suas musicas agitadas de rock n’ roll esbanjavam energia sexual. A ênfase lírica abordava a revolução adolescente com temas heterossexuais, sobre a decadência e fama.

Gary Glitter

Quando eu comecei a me interessar por música, Beatles foi o que me arrebatou primeiro. Mais o Rock não era só isso. Eu já ouvia rádio e gostava de muita coisa que lá ouvia, mas meu interesse só foi realmente maior quando passei a manusear Lps.

Nessa época os sons que bateram realmente forte, os que me chamaram a atenção. Foram artistas que faziam parte da cena glam/glitter, um em especial: GARY GLITTER.

Algumas pessoas o chamam de velho ultrapassado. No geral é mesmo. Mas digo que o cara tem uma coleção de singles matadores e foram justamente esses singles que me conquistaram. Gary Glitter foi um dos grandes nomes do rock britânico nos anos 70. Cantor britânico, cujo nome real é Paul Francis Gadd emplacou 25 canções na parada de sucesso entre 1970 e 1995. Ele foi um dos maiores nomes do glitter, estilo que dominou o rock mundial na primeira metade dos anos 70 e foi considerado, por muitos, uma grande influência no punk e no pós-punk.

É difícil alguém que não reconheça a o riff de guitarra mais pegajoso da história do rock. Seja em inferninhos underground ou em estádios da NBA "Rock and Roll part 2" está presente há 3 décadas. Música de letra simples, uma única palavra na verdade: Hey! Nada mais rock! Ficou no topo das paradas britânicas por 3 meses! Outros sucessos de Glitter foram "I'm the Leader of the Gang (I Am)" e "Do You Wanna Touch Me".

Em 1997 foi detido e em 1999 condenado por um tribunal londrino a quatro meses de prisão por posse de pornografia infantil. A Polícia britânica encontrou em seu computador 4 mil fotos de menores de 3 a 10 anos de idade. Após cumprir a metade da condenação, saiu do Reino Unido e desde então viveu em Cuba, Camboja e Vietnã.

As autoridades cambojanas o expulsaram de maneira permanente em 2002 devido a seu passado pedófilo.

Glitter residia a pouco mais de um ano no Vietnã, quando foi preso (advinha por quê ?). Ele agora está na prisão de Phuoc Co onde ele foi condenado a três anos de prisão por crime sexual. Ele é acusado de molestar duas crianças vietnamitas de 11 e 12 anos de idade.

Há mais de 30 anos nenhum estrangeiro era condenado no país por esse tipo de crime.
Fim triste, para um dos meus ídolos do Rock !

Gary Glitter - Rock and Rol Part 2


Title: GARY GLITTER - 20 greatest hits
Link para Download

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial