quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Alerta OMS : Estoque de vacina contra a febre amarela está acabando

WASHINGTON - O estoque mundial de vacina contra febre amarela está sob pressão extrema, declarou um alto funcionário da Organização Mundial da Saúde (OMS). - A esta altura, nosso estoque da vacina para emergências globais está em baixa - disse Mike Ryan, coordenador da rede de alerta e resposta a surtos globais da OMS.

- Estamos no limite da nossa capacidade para entregar a vacina para campanhas emergenciais e campanhas preventivas de massa. É uma posição bem desconfortável - afirmou Ryan. A OMS depende de três produtores pré-qualificados de vacina contra febre amarela: a Sanofi-Aventis, da França, o Instituto Pasteu do Senegal e o Bio-Manguinhos, da brasileira Fundação Oswaldo Cruz. A atual capacidade de produção mundial é de até 35 milhões de doses ao ano.

A OMS despachou lotes da vacina para o Paraguai e o Brasil nos últimos meses para conter os surtos da doença na América do Sul. Para isso, usou parte do estoque dedicado a campanhas de vacinação em países africanos como Senegal, Togo, Camarões e Burkina Fasso.

Ryan disse que é importante fazer com que as vacinas, cujo custo é de pouco mais de R$ 1 por unidade, sejam repostas rapidamente e estocadas em níveis confortáveis. - Precisamos garantir mais segurança no número de fabricantes que temos e na escala de produção disponível - avaliou.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial