sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Reabrir páginas fechadas no Internet Explorer 7

O Internet Explorer 7 trouxe muitos recursos bacanas, já existentes em seus concorrentes, mas que, independente disso, melhoraram bastante o programa. Entretanto, mesmo com todos os esforços dos programadores de Redmond, algumas features simples, mas extremamente úteis, ficaram de fora. É o caso da busca por palavras na página, inexistente no navegador, mas possível de ser acrescida via add-on.

Um outro recurso muito bacana, existente no Opera há tempos, e adotado pelo Firefox a partir da versão 2.0, é a capacidade de reabrir páginas fechadas pelo próprio usuário, proposital ou acidentalmente. No IE 7, isso não existe por padrão, mas novamente, graças a um add-on, dá para adicionar este recurso.

O nome do programinha que faz isso é IE7 Open Last Closed Tab. Como é um add-on, basta instalá-lo, com o IE 7 fechado, e pronto! A única exigência para funcionar é possuir o .Net Framework 2.0.

O funcionamento é muito simples. Alt + X reabre a última página fechada. Alt + Q mostra uma página contendo as útlimas páginas fechadas, além de uma pequena configuração sobre a quantidade de páginas fechadas armazenadas (de 5 até 200), e links publicitários e para doações (que podem ser desabilitados):

A integração não é perfeita, pois quando se abre o quadro de últimas páginas fechadas, o IE 7 em si fica fora de foco. Mas, para quem não tinha nada, é um grande avanço, sem dúvida. No fim das contas, e na opinião deste humilde editor, é mais prático que o do Firefox (menu Histórico, opção Reabrir aba; ou então, Control + Shift + T), embora esteja longe da versatilidade e facilidade de uso do do Opera (ícone de lixeira, no canto superior direito da janela; ou Control + Z).

Para quem usa o IE 7, taí o tipo de programinha indispensável. Quem usa este recurso não abre mão, digo por experiência própria.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial