quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O Internet Explorer 8 está chegando!


Segunda versão beta do navegador já traz conjunto completo de recursos, como navegação privada, mais segurança e funções que facilitam o dia-a-dia na web

A Microsoft anunciou hoje o lançamento da segunda versão Beta do Internet Explorer 8, a próxima geração de seu navegador web. Disponível em inglês, chinês simplificado, alemão e japonês, o programa já pode ser baixado gratuitamente no site oficial. Como se trata de uma versão em desenvolvimento, sujeita a bugs ou recursos incompletos, a instalação não é recomendada em ambientes de produção, ou se você é daqueles para quem o navegador é ferramenta essencial em seu trabalho.

Segundo a Microsoft, são seis as grandes novidades no IE8. Uma das mais interessantes é chamada de InPrivate Browsing (algo como "navegação privada"). Neste modo, o navegador não guarda um histórico dos sites de você visita, nem mantém os "cookies" recebidos: tudo é descartado assim que você fecha o navegador. O modo é ideal para quem usa o navegador em um ambiente compartilhado (como um cyber-café, por exemplo) e não quer que seus hábitos na rede sejam descobertos.

Outra novidade são as Web Slices, recurso que permite que você "assine" apenas um trecho que uma página, por exemplo um box com a previsão do tempo ou sua tirinha favorita. Essa "fatia da rede" (daí o nome) é armazenada entre seus favoritos e atualizada constatemente, sem que você precise visitar o site de origem.

Para facilitar a vida do usuário, o IE8 também traz Aceleradores, que permitem realizar mais rapidamente tarefas cotidianas, como localizar um endereço em um e-mail no mapa da cidade, postar um trecho da página que você está lendo em seu blog ou mandar um link de uma matéria para um amigo. Outro facilitador são as sugestões de busca: digite um termo na barra de buscas e o navegador mostra automaticamente, em um menu logo abaixo, os resultados mais relevantes, sem que você tenha que ir até a página de resultados.

A segurança também é um dos focos da nova versão. Além do filtro de "phishing" que já existe no IE7 e protege contra sites falsos que estão atrás de informações pessoais, o novo SmartScreen impede o acesso a sites que contém "malware", software malicioso (como vírus, trojans, worms e afins) que podem infectar seu computador, reduzir seu desempenho e até danificá-lo. Se necessário, o filtro pode ser desativado manualmente pelo usuário, embora a Microsoft não recomende a prática.

Por fim, a compatibilidade com sites também foi melhorada. Um botão permite alterar entre diversos modos de compatibilidade, caso um site desenvolvido para versões antigas do IE (6 ou 7), por exemplo, apresente problemas de formatação na nova versão. A navegação com abas também sofreu mudanças, e agora abas do mesmo site são marcadas com a mesma cor. A busca dentro da página agora destaca os resultados com cores diferentes e um recurso permite recuperar todas as abas e janelas que estavam abertas caso o navegador feche inesperadamente.

Para instalar o Internet Explorer 8 Beta 2 é necessário um computador com 512 MB ou mais de RAM rodando o Windows XP SP2 ou superior (apenas em versão 32-Bits), Windows Server 2003 (32 ou 64 Bits) ou Windows Vista (32 ou 64 Bits). O idioma do sistema operacional deve ser o mesmo do navegador, portanto usuários do Windows XP ou Windows Vista em português terão de esperar até o lançamento de uma versão traduzida do navegador. É recomendável remover versões anteriores do IE8 antes de instalar a nova.

A versão final do Internet Explorer 8 deve ser lançada no final do ano. Mais informações sobre o navegador, incluindo vídeos com um tour pelos novos recursos, estão disponíveis (em inglês) no site oficial da Microsoft.


Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial