sábado, 15 de março de 2008

"Lady Madonna", dos Beatles, completa 40 anos de lançamento

- Há exatos 40 anos os Beatles lançavam o single "Lady Madonna", uma canção que levou o grupo de volta ao rock clássico depois de seu período psicodélico.

Através da hoje já quarentona Lady Madonna, Paul McCartney, autor da canção, quis retratar as mulheres que lutam todos os dias para criar seus filhos e pagar as contas no fim do mês, e expressar sua admiração por elas.

O compacto de vinil com a canção foi lançado no Reino Unido em 15 de março de 1968 acompanhado no lado B por "The inner light", a primeira composição de George Harrison a ser lançada em um single da banda, na qual o autor é acompanhado por músicos hindus que gravaram seus instrumentos em uma sessão em Mumbai.

"Lady Madonna", que tinha sido gravada um mês antes nos estúdios de Abbey Road em Londres, liderou por duas semanas a parada britânica, mas nos Estados Unidos ficou apenas em quarto lugar, o que interrompeu uma seqüência de cinco primeiras colocações consecutivas obtidas pelo grupo no país.

Paul McCartney sempre alegou que a parte instrumental foi inspirada na obra do pianista americano Fats Domino. No Brasil, a canção foi regravada por Caetano Veloso em 1975.

O retorno ao rock clássico representado por "Lady Madonna" aconteceu depois da grande viagem psicodélica realizada pela banda no ano anterior, quando lançaram os discos "Sgt. Pepper's lonely hearts club band" e "Magical mistery tour", e antes de entrar em estúdio para gravar o duplo "The Beatles", popularmente conhecido como "Álbum branco".

A decisão de editar "Lady Madonna" como lado A do single surgiu na última hora. A canção tomou o lugar de "Across the universe", composta por John Lennon e que só acabou sendo lançada em 1969 em um disco beneficente do WWF (Fundo Mundial da Natureza).

No entanto, a versão definitiva de "Across the universe" só saiu em 1970, quando o produtor Phil Spector retrabalhou as canções inacabadas da banda nas sessões que originariam o álbum "Let it be".

"Across the universe" demorou a ser lançada, mas com o tempo acabou chegando mais longe que qualquer outra canção, já que em 4 de fevereiro deste ano foi transmitida ao espaço pela Nasa, no início de uma longa viagem pelo cosmos com a qual a agência espacial americana comemorou seus 50 anos.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial