domingo, 1 de julho de 2007

Fantomas

Veiculado no Japão em 1967 pela TCJ (Telecartoons Japan), o desenho Phantoma fez um tremendo sucesso logo de cara, tanto que em 68 já era exibido na Austrália e logo depois nos EUA (onde foi batizado de Golden Bat), na Itália e no Brasil ele era chamado de Phantaman, "que deu origem ao nosso Fantomas porque as primeiras sessões do desenho que aportaram no Brasil, eram oriundos da Itália. Também na época, fazia um enorme sucesso a série de luta-livre "Telecatch", no qual um lutador mascarado utilizava o nome de Fantomas. Aliando-se os fatos, o nome acabou pegando.

O primeiro episódio do anime mostrava como o grupo do professor Steele, um renomado cientista, descobria um misterioso livro em uma ilha nas ruínas de uma ilha na Grécia. Ao decifrar e ler em voz alta caracteres antiquíssimos do livro, o grupo acaba ressuscitando um grande herói supostamente da mítica cidade de Atlântida: Fantomas, um cavaleiro dourado com cara de caveira, um cetro mágico e um morcego que ninguém até hoje sabe dizer se era de estimação ou se era ele mesmo transformado.Isso porque o nome do herói em japonês era Ogon Bat ("Morcego Dourado", uma figura típica do Kamishibai, o "tetro de papel"japonês) e o tal morceguinho sempre aparecia antes de Fantomas e, quando ele sumia, se ouvia a temida gargalhada e Fantomas aparecia.

Os demais episódios da série mostravam as aventuras do grupo do professor Steele - formado por ele, seu filho Terry, a orfã (e candidata a namorada de Terry) Marie e ainda o grande e desastrado assistente Gabi - que, invariavelmente, era perseguido pelo vilão cientista Dr. Zero. Por sinal, Dr. Zero não era nada humano. Na parte de cima do corpo, tinha uma garra metálica em um dos braços. A cabeça de orelhas pontiagudas era totalmente negra (ninguém sabe se ele usava máscara ou era mesmo daquele jeito) à exceção de quatro olhos coloridos, dos quais saiam raios mortais.Quando seus planos não davam certo, Zero costumava usar seus raios para pulverizar seus próprios capangas. O único poupado (geralmente) era o topetudo Gorgo, seu braço (ou seria garra?) direito.

A parte de baixo do corpo de Zero simplesmente não existia: ele ficava sobre uma espécie de disco voador. Zero, por sinal, era mais velho do que parecia: em um dos episódios o vilão se lembrava de uma batalha entre ele e Fantomas ainda na Grécia antiga, na qual ambos usavam armaduras típicas da cidade-estado de Esparta. E quanto aos poderes do herói, Fantomas? Além da gargalhada aterrorizante que era ouvida antes do herói aparecer - assim como antes do vilão se ouvia "Zeeeeeeeeroooo" - Fantomas voava, soltava raios usando seu cetro (que também causava verdadeiros terremotos quando enfiado no chão) e tinha habilidades incríveis de luta.

O herói, porém, só aparecia (do nada) para salvar seus amigos quando eles estavam mesmo enrascado. Nesta hora, a bela Marie sempre falava algo como "Fantomas, nos ajude, por favor, Fantomas!" e, após alguns segundos de silêncio, se ouvia as asas do morceguinho batendo. O mamífero voador desfilava um pouquinho pela tela, calmamente, e então desaparecia e logo se ouvia a terrível gargalhada e Fantomas aparecia para salvar o dia.

Fantomas teve, ao todo, 52 episódios (o último foi "O fim do Dr. Zero", que realmente estava merecendo morrer após raptar e torturar o pobre Terry) e chegou a ganhar um live-action (série para TV) em preto e branco exibido apenas no Japão. Hoje, ao que se saiba, o desenho não passa nem na TV a cabo, para infelicidade dos fãs que até hoje se lembram claramente da voz alta dizendo 'Zeeeeeeeerooooooo'...

Links para download
Episódio: A civilização Perdida (Piloto) http://www.megaupload.com/?d=5YI11NDL
Episódio: O verme dourado. http://www.megaupload.com/pt/?d=4JBJ2T98
Episódio: A Garrafa Mágica http://www.megaupload.com/pt/?d=TSEPIX0U
Episódio: Fantasmagórico. http://www.megaupload.com/pt/?d=9EXTOFSO
Episódio: Titan, o terrível. http://www.megaupload.com/pt/?d=1T6GWHCP
Episódio: Máscara negra http://www.megaupload.com/pt/?d=FLWCBTDT
Episódio: A pedra do dragão. http://www.megaupload.com/pt/?d=PWEWK1MC
Episódio: A pérola atômica http://www.megaupload.com/pt/?d=GBUDF24U
Episódio: A mulher fantasma. http://www.megaupload.com/pt/?d=Q1TPNSRG
Episódio: Morcego espacial http://www.megaupload.com/pt/?d=HOT0F22R
Episódio:O raio da morte http://www.megaupload.com/pt/?d=ACAQ1RS4
Episódio: Robos olímpicos http://www.megaupload.com/pt/?d=WDY699EO
Episódio: O Deus de Akibari http://www.megaupload.com/pt/?d=VAU7MYOC
Episódio: O monstro do vulcão http://www.megaupload.com/pt/?d=3SRNYPBJ
Episódio: O monstro do circo http://www.bigupload.com/d=5BFCC918
Episódio: O homem leão http://www.bigupload.com/d=6BA48AF7
Episódio: Monstro marinho http://www.megaupload.com/?d=I3SR96WD
Episódio: A fábrica de vulcões http://www.megaupload.com/?d=1UMW4ZOR
Episódio: O segredo dos diamantes http://www.megaupload.com/?d=53PXTUWS
Episódio: O sequestro de Terry -parte 1 http://www.megaupload.com/?d=6HCKMEIU
Episódio: A chama azul http://www.megaupload.com/?d=96TOUBGH
Copiado do site

Marcadores:

1 Comentários:

Às 15 de agosto de 2007 às 10:43 , Anonymous Anônimo disse...

varios arquivos não tem nada a ver com o desenho. Alguns são fotos e outros musicas

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial